Hoje falarei brevemente sobre o livro freakonomics, espero que vocês gostem!
Quando uma mosca pousa em uma teia, não importa aonde a aranha esteja, ela sente sua presença. O impacto causado pelas patas da mosca faz com que haja uma pequena vibração que é transmitida por toda extensão da teia. Se pensarmos que somos pontos dessa teia e nossa ações são vibrações fica claro o papel de uns sobre os outros. Somos todos influenciados e também influenciamos mesmo quem está mais distante. O mundo está interligado e mesmo áreas aparentemente desconexas se influenciam.
O livro Freakonomics usa desse fato e da análise de dados para tentar mostrar "o lado oculto" de tudo que nos afeta. Os autores - o economista Steven D. Levitt e o jornalista Stephen J. Dubner - mostram um lado da economia que vai além de índices de inflação e taxas de juros. De uma maneira muito interessante e divertida mostram a relação entre professores e lutadores de sumô, a Ku Klux Klan e um grupo de corretores de imóveis, a criminalidade e a liberação do aborto, entre outras.
Além de mostrar resultados importantes nas áreas analisadas, ele nos mostra uma maneira diferente de pensar e de fazer perguntas inteligentes e inusitadas. Hoje devemos ter em mente que somos pontos de uma teia e devemos ter uma visão ampla quando buscamos explicações em qualquer área.
- Dica:
http://carloslavieri.blogspot.com/2010/04/freakonomics-ideias-centrais.html
- Curiosidade:
Trailer:
Site oficial do documentário: http://www.magpictures.com/freakonomics/
Por hoje é isso, amigos!
Post publicado por Aline Pizani.



0 comentários:
Postar um comentário