Atualmente qualquer empresa que se preze, precisa estar on-line certo? Certo! E com o comércio pela internet em ascensão é cada vez mais comum ouvir uma buzzword. O quê?! Algumas delas são palavras que começam com -e- e referem-se a tudo eletrônico: email, e-service, e-learning e por ai vai. Há também buzzwords para outras áreas...mas fiquemos por aqui.
Dentre elas tornaram-se cotidianos os termos e-business X e-comerce que saltitam nas revistas especializadas, ou nas colunas de Economia dos jornais. E junto a confusão...ambos são termos que referem-se a variações e graus de complexidade variadas que a internet criou no âmbito comercial.
Confundiu? Então é hora de separar o joio do trigo...
Os termos mais usados utilizando neste âmbito são: B2B, B2C, C2C, C2B.
Partindo de uma visão macro temos o e-business. São as transações comerciais que ocorrem entre grandes empresas. Utiliza-se neste caso o termo B2B (Business to Business). Destacam-se pelo grande número de volume financeiro envolvido e o baixo numero de transações. Para se aprofundar, vale a visita no site http://www.b2bmagazine.com.br/b2bmagazine/Portugues/ . Não é necessário o contato real e as transações acontecem em ambiente virtual!
Já e-comerce refere-se aos serviços e produtos oferecidos pelas empresas aos consumidores finais. Empresas como Americanas e Livraria Cultura, trata-se do B2C (Business to Customer). Nela, há um alto numero de transações envolvendo mercadorias de valor relativo.
Mas há também demais tipos de comércio on-line.
Como o C2C (Consumer to Consumer), ou seja, consumidor comprando de consumidor. Um dos exemplos mais famosos no Brasil, é o Mercado Livre.
Também temos o C2B (Consumer-to-business) é o inverso do modelo tradicional de negócio. Nele, é o consumidor que manda! É o que eu acho mais interessante porque é quem compra que define o preço!
Um grupo de clientes define seus parâmetros de preço referente a uma possível compra. Estando estas informações abertas, os vendedores é que vão disputar os clientes. Exemplo? Acesse o site http://www.priceline.com/. Genial né?
Antes de concluir, segue minha dica cultural da semana! toooim...
Existe um seriado japonês chamado Lain, que aborda justamente o reflexo da nossa conexão cada vez mais intensa aos computadores...só que de uma maneira bem pesada! Vale a pena espiar:
Por hoje é só pessoal! Beijocas pra todos!
Postado por Wilson Jr.





0 comentários:
Postar um comentário