ERP (Enterprise Resource Planning - Planejamento de Recursos Empresariais) é uma ferramenta muito importante para as empresas, pois integram em um único Sistema de Informações todos os departamentos e suas funcões empresariais.
A aplicação, apesar de ser cara e não ser tão rápida, é muito importante para que todas as informações da organização estejam a fácil e rápido acesso. Outro ponto a se destacar é a importância na padronização de empresas grandes com grande número de funcionários e lojas ou departamentos distantes um dos outros.
Um exemplo claro da importância de uma ERP é o caso do Walmart, que optou pelo SAP em todas as suas lojas e ainda passa por adaptação de sua rede varejista no Brasil.
Leia abaixo trecho do texto "Por que Núñez deixou o Walmart no Brasil", publicado no jornal O Estado de São Paulo:

"Na última sexta-feira, o Walmart anunciou que o executivo Héctor Núñez estava deixando o comando da operação no Brasil para assumir a região Sul dos Estados Unidos. A saída não foi uma surpresa para o mercado, que já especulava sobre o movimento desde agosto - apesar das iniciativas da empresa para desmentir a informação. Há poucos dias, Núñez declarou na imprensa que ficaria no Brasil 'até acertar as questões estratégicas'.
Por trás da troca no comando está a pressa da matriz americana para desatar dois nós. O primeiro é a baixa rentabilidade da subsidiária. A empresa não divulga números, mas, segundo executivos próximos, os índices no Brasil estão abaixo dos apresentados nos Estados Unidos e no México.
O segundo é a atual descentralização da gestão. O Walmart do Brasil é resultado da junção de três operações: a do próprio varejista americano, que teve início, no Sudeste, em 1995; a da rede nordestina Bompreço, adquirida em 2004, e do Sonae, com presença no Sul do País, comprada em 2005. O problema é que, até agora, cada uma dessas unidades trabalha de modo independente - o que gera complexidade e custos duplicados. Trata-se de um luxo que a rede do 'everyday low price' (peço baixo todo dia, em português) não pode se dar.
(...)
A integração dos sistemas de gestão das diferentes unidades do Walmart é um projeto diversas vezes anunciado por Núñez, mas que está longe de ser concluído. O varejista já criou cargos para reunir as compras das três regiões e a gestão das lojas. Está colocando todos os escritórios para rodar com a mesma tecnologia SAP. E começou a instalar o mesmo sistema nos pontos de venda. Mas, segundo fontes consultadas, esse processo demorou tanto que a companhia acabou dividida em feudos. 'Chegou a um ponto em que o responsável pelas compras do Nordeste boicota o executivo do Sudeste para alcançar suas metas', diz uma fonte próxima.
Marcos Samaha, escolhido para substituir Núñez no Brasil, tem larga experiência exatamente na integração de operações. O executivo brasileiro, que até agora respondia como presidente da empresa na América Central, foi o responsável por reunir supermercados adquiridos de donos diferentes em cinco países - e ainda começar a integrar essa colcha de retalhos à operação mexicana."
Como vimos, a implantação de uma ERP não será da noite para o dia, mas a partir do momento em que tiver o seu processo contemplado, seus benefícios serão importantíssimos para a integração de uma empresa.
SAP - é uma empresa alemã criadora do Software de Gestão de Negócios do mesmo nome. Ao longo de três décadas, a SAP evoluiu de uma empresa pequena e regional a uma organização de alcance mundial. Hoje, a SAP é a líder global de mercado em soluções de negócios colaborativas e multiempresas. O principal produto da empresa, que emprega mais de 51.000 pessoas, é o sistema integrado de gestão empresarial (ERP) SAP ERP.
Post publicado por Ricardo Benevenuto