terça-feira, 19 de outubro de 2010

Jogos de Empresas

Olá Bloggers,
Hoje eu vou falar um pouco sobre os jogos empresariais.

A ideia deste trabalho é fazer um jogo que reproduz as operações de uma empresa, auxiliando os métodos de aprendizagem em um ambiente dinâmico.
A metodologia desse trabalho foi realizada através de 3 etapas:
1ª Fazer uma análise entre os principais modelos de referência em logística existentes na literatura;
2ª Foram realizados levantamentos e análise dos jogos de empresas com foco em logística disponíveis em universidades do Brasil e do exterior;
3ª O último passo foi a realização do jogo propriamente dito, ou seja, a implementação computacional.

O jogo de empresas é uma simulação da tomada de decisão, na qual os participantes assumem posições definidas como se estivessem dentro de uma empresa. Sua utilização tem uso significativo no treinamento profissional, a unidade dificuldade é fazer com que os jogos se aproximem da realidade.

E na área do entretenimento a Estratégia também faz sucesso. Uma das maiores produtoras de jogos para computador, a Blizzard, atrai fãs do mundo todo com jogos como World of Warcraft e o atual Starcraft II. Neles, é preciso muito raciocionio pois o grau de complexidade é altíssimo.

São raças distintas, cada qual com uma necessidade peculiar. É preciso raciocínio lógico e estratégia para administrar
as diversas variantes: quem irá colher minério, quem colherá madeira, que centros administrativos devem ser construídos. O mesmo
vale para as unidades de batalha. Qual melhor unidade utilizar? As de combate terrestre, aéreo, as que destroem construções?

Muito se especulou sobre, mas hoje é cientificamente comprovados que jogos garantem o desenvolvimento cerebral, tanto no que
diz respeito a coordenação motora como, já dito, racicío lógico.

Abaixo, um "trailler" de divulgação do Starcraft II:



Publicado por Aline e Wilson.

0 comentários:

Postar um comentário