terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sistema de Informação

Olá Bloggers,
neste segundo post, falarei sobre Sistemas de Informações.

Começando por algo que foi o gancho inicial, o Wikipedia. Que é uma enciclopédia colaborativa, onde todos podem ter acesso a seu conteúdo e também fazer alterações. Como eles mesmo se intitulam:  "é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações".
E falando nisso, a informatização foi primeiramente enfatizada na área operacional, que é o Sistema de Informação Transicional na década de 50, iniciado pela IBM, dando início à linha cronológica do S.I. dentro da empresa.
Na década de 70 veio o Sistema de Automoção de Escritório, onde o microcomputador obteve sucesso devido à Planilha de Cálculo junto com o Processamento de Textos. Onde esses Processamentos ganharam espaço no âmbito tecnológico, por causa da difuldade de digitação que existiam nas Máquinas de Datilografar, onde os teclados possuiam ordem alfabéticas gerando um travamento em sua engrenagem, por isso o teclado QWERTY, foi criado, facilitando dessa maneira a vida em um escritório.
E na década de 90 o ERP (Planejamento de Recursos Empresáriais), um Software de gestão empresarial, ganhou seu espaço, inicialmente o projeto era o MRP, em seguida MRP2 que tinha como objetivo interligar apenas algumas áreas da empresa, como obteve sucesso o ERP mudou, e seu foco era, interligar e integrar todos os setores da empresa, ajudando na administração, que são "microcomputadores ligados a servidores".
Hoje em dia, estamos na Era do Conhecimento, entrando na verdade na Era das Mídias Sociais, compartilhando informações. Que consiste em: ter uma ideia, desenvolve-la e trabalhar em cima do seu conhecimento!

Acho que já está bom, não é? Muito conteúdo para um post só!
Por isso, para finalizar, fica a dica do filme:
Piratas do vale do silício, "o filme documenta o nascimento da era da informática", que tem muito em comum com o tema desse Post!
Trailer do filme:

Post publicado por Aline Pizani.

2 comentários:

Rafael, o Soneca disse...

Interessante a proposta e o visual do blog. E minha nossa, quantas siglas não manjadas por mim. Me interessei por esse filme, vou procurá-lo. Até mais ver!

Camila disse...

Estamos tão acostumados com a "era do conhecimento" que nem paramos pra pensar como tudo isso começou. Bem interessante o post e a sugestão do filme =)

Postar um comentário