terça-feira, 31 de agosto de 2010

Fluxo dos Dados

Olá, Bloggers.
No post de hoje vou começar falando da Hierarquia dos Dados:

  • BIT - É a menor unidade de informação, em que há apenas duas opções a escolher, simplificação para número binário que representa 0 e 1;
  • BYTE - 1 Byte = 8 Bits, para poder representar a quantidade de caracteres. Alguns exemplos: Um circuito eletrônico que guarda em sua memória todos os movimentos; o Pixel, que é um conjunto de bytes que dá cor, cujo nome vêm de Picture x Element. O MP3 é outro exemplo, só que desta vez representa som, compactando apenas o que a gente ouve, que fica na faixa entre 100 e 20.000 Hz.;
  • CAMPO de informações. Um exemplo é o Excel, banco de dados primários, constituído por colunas e linhas, em que as linhas são registros e as colunas campos;
  • REGISTRO - Continuando com o exemplo do Excel, o registro é a coluna - que é a característica de um dado;
  • ARQUIVO - É o conjunto de registros que seguem uma regra estrutural. Eles contêm dados sobre uma área e são registrados no disco rígido do computador;
  • BANCO DE DADOS - Agrupa todos os anteriores, com o intuito de organizar, ilustrado abaixo:
As terminações em WARE são relacionadas à tecnologia.
Hardware: O computador 'físico' e o conjunto de seus componentes;
Software: Programa, sequência de instruções;
Peopleware: Pessoas capacitadas para trabalhar em um banco de dados;
Netware: Redes, forma de interligar os itens citados acima. Entre eles:
• Pan – Pessoal (rede de pequena distância, ex.: Bluetooth);
• Lan – Redes locais (ex.: Lan House, que vende acesso à internet em um pequeno local);
• Man – Metropóle, redes de dimensões de uma cidade (ex.: Internet na cidade universitária);
• Wan – Rede que interliga enormes proporções (ex.: A própria internet. Interliga o mundo via cabos submarinos).
A partir daí temos o Processo:
Input é o termo designado para representar, no caso de empresas, o problema apresentado pelo cliente. Por sua vez, black box é o processo de análise do problema e desenvolvimento de uma solução. O output é a solução propriamente dita, que é apresentada ao cliente. Por fim, temos o feedback, que mostra o grau de satisfação do cliente (bom ou ruim) - a partir dele são feitos ajustes para aprimorar o processos, visando um resultado melhor.

S.I.G. – Sistema de Informação Gerencial: Leva o feedback para analisar a empresa como um todo.
E temos os seguintes tipos de empresas:

• Tradicional – Tijolo e cimento, que vivem à base de papel e documentos;
• Digital – Todos os processos são digitalizados;
• Virtual – Não têm lojas de atendimento, existem apenas virtualmente. São empresas nascidas na internet (ex.: Submarino);
• Mista – Empresas de tijolo e cimento, e que também estão presentes na internet (ex.: Lojas Americanas).



Nossa, esse post ficou enorme, por isso darei duas dicas para o feriado:


  1. Leitura: Frekonomics;


  2. Cinema: A Origem. Trailer:



Por hoje é isso, amigos.
Post publicado por, Aline Pizani.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pirâmide do Conhecimento

Voltamos!

Primeiramente vamos retomar alguns conceitos vistos na nossa última aula. Vivemos numa era onde a internet é cada vez mais predominante, e de maneira mais forte nas Empresas. Elas estão sendo pressionadas cada vez mais a sair do seu modelo tradicional e aderir ao modelo atual, que navega pelo www e aplicativos. E nesse oceano, temos uma infinidade de dados...e é aqui que começa o capítulo de hoje:



Dados -> Informação -> Conhecimento -> Sabedoria

Vcs viram as bonequinhas russas ai em cima? Fofas né? Pense nelas como uma metáfora entender a Pirâmide de Conhecimento - da base para ponta temos : dados, informação, conhecimento, e sabedoria. Um elemento está inserido no outro. Para atingir o ideal da sapiência portanto, é preciso ir a fundo. Ficou confuso? Então, vai um desenho para te ajudar a entender.



1.º Degrau - Dados

Os dados são os elementos básicos deste sistema. É portanto, a característica básica da informação.

2º Degrau - A Informação

Podemos considerar informação um dado que ja pode ser analisado dentro de um contexto, ou seja, num ambiente de maior complexidade.

3º e 4º Degraus - Conhecimento & Sabedoria

É a etapa que nos difere dos animais. Sim! Os animais também coletam dados e informação. Como a jabuti do nosso professor...ela consegue capturar o dado "sol" e tem a informação que se caminhar até ele, ela vai ficar quente...mas, provavelmente suas reflexões no seu cérebro de jabuti acerca disso parem por aí. Nós humanos, temos por caractéristica o dom, digamos assim, de utilizar informações colhidas no decorrer de nossa vivência e utilizá-las de maneira lógica para nos garantir melhores frutos. Então aqui chegou a hora de discutirmos sobre mercado...afinal, conhecimento e sabedoria ajudam a gente a ganhar mais dinheiro...e isso não é mal algum, certo?

Como as empresas usam isso a seu favor?

O ápice da sabedoria nas empresas hoje pode ser definido pelos termos Knowledge management e Data Warehouse . Não se assuste, eu explico! É simples...o Data Warehouse é um complexo de bancos de dados, canalizados. Não um, mas vários! Já o Knowledge Management, é o conhecimento amplo para manipular esses dados. Mas como? Através do Data Mining. Isto é simplesmente a mineração de todo esse mundarél de dados, separando o joio do trigo, ou seja, o que vai me ajudar ou não. O Wall Mart é um grande exemplo. Atualmente, eles ganham mais dinheiro vendendo informações do que produtos! Incrível não? É colegas...o mundo moderno já chegou.

Bom...pra fechar esse bate-papo internético e moderno, vão algumas sugestões pra botar a cuca pra funcionar.

Que tal ler um bom livro?

Linked - A Nova Ciencia Dos Networks

De autoria de Albert-Laszlo Barabasi. Ele é ótimo! Cientista que estuda as mecânicas dos networks atuais, dos celulares as redes sociais www. Utilizando a Física, as propriedades da Matemática e Ciência da Computação. Tudo a ver com o que estamos falando!

Que livro que nada! Eu quero ver uma boa série!

Falando sobre dados e informação...imagine que por 2 min. e 17 seg. você tivesse um apagão...desmaiasse mesmo...e através dele seu subconsciente preenchesse este tempo com informações sobre sua vida...mas fatos que ainda vão acontecer dali ha 6 meses! Agora imagine isso acontencendo com o planeta todo? Algumas informações podem transformar o mundo num caos...entao confira a Flashforward:



Bom, a discussão segue em breve...

Beijo pra todos!

Post publicado por Wilson.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sistema de Informação

Olá Bloggers,
neste segundo post, falarei sobre Sistemas de Informações.

Começando por algo que foi o gancho inicial, o Wikipedia. Que é uma enciclopédia colaborativa, onde todos podem ter acesso a seu conteúdo e também fazer alterações. Como eles mesmo se intitulam:  "é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações".
E falando nisso, a informatização foi primeiramente enfatizada na área operacional, que é o Sistema de Informação Transicional na década de 50, iniciado pela IBM, dando início à linha cronológica do S.I. dentro da empresa.
Na década de 70 veio o Sistema de Automoção de Escritório, onde o microcomputador obteve sucesso devido à Planilha de Cálculo junto com o Processamento de Textos. Onde esses Processamentos ganharam espaço no âmbito tecnológico, por causa da difuldade de digitação que existiam nas Máquinas de Datilografar, onde os teclados possuiam ordem alfabéticas gerando um travamento em sua engrenagem, por isso o teclado QWERTY, foi criado, facilitando dessa maneira a vida em um escritório.
E na década de 90 o ERP (Planejamento de Recursos Empresáriais), um Software de gestão empresarial, ganhou seu espaço, inicialmente o projeto era o MRP, em seguida MRP2 que tinha como objetivo interligar apenas algumas áreas da empresa, como obteve sucesso o ERP mudou, e seu foco era, interligar e integrar todos os setores da empresa, ajudando na administração, que são "microcomputadores ligados a servidores".
Hoje em dia, estamos na Era do Conhecimento, entrando na verdade na Era das Mídias Sociais, compartilhando informações. Que consiste em: ter uma ideia, desenvolve-la e trabalhar em cima do seu conhecimento!

Acho que já está bom, não é? Muito conteúdo para um post só!
Por isso, para finalizar, fica a dica do filme:
Piratas do vale do silício, "o filme documenta o nascimento da era da informática", que tem muito em comum com o tema desse Post!
Trailer do filme:

Post publicado por Aline Pizani.

sábado, 14 de agosto de 2010

Comunicação - o princípio de toda disciplina

O que tem em comum entre todos os professores na primeira aula de novas disciplinas em novo semestre?

Todos falam de suas vidas!!

Falar sobre a vida pessoal humaniza a figura do professor e faz com que a classe se aproxime, evitando preconceitos e "pré-aceitando" o que há de vir. Além do mais, todos estão curiosos em conhecer caras novas e renovar o círculo acadêmico.

Veja bem, não é uma crítica. É uma técnica para facilitar o meio de comunicação para que não tenha ruídos entre o emissor (professor) e o receptor (aluno). Comunicação é essencial em todos os ramos da vida: que seja profissional, acadêmico ou emocional. Quem nunca reclamou de DRs (discussão de relacionamentos), mas teve seu namoro salvo por aquele momento de discussões, finalizando em suaves lençóis.

No curso de marketing, as formas de comunicação são aprofundadas e aperfeiçoadas para que haja um bom relacionamento entre o indivíduo e o mercado profissional.

Na aula de Estatística, o Censo foi citado como referencial para que todos saibam como está a situação do Brasil e seus indivíduos, debatendo sobre temas polêmicos como a homossexualidade, exemplo de demonstração de dados que possam alterar e melhorar um atual cenário. Na aulas de Gestão Estratégica e Marketing, foi abordado como a empresa pode se comunicar com o seu usuário final, o consumidor, atraindo-o para os seus produtos. Porém foi em Logística que o assunto Comunicação se tornou o personagem principal, apresentando um atual e cada vez mais utilizado meio de comunicação: o blog!

Muitos rejeitam, torcem o nariz ou acham coisa de geek, mas é uma excelente ferramenta para expressar opiniões e reforçar idéias. E hoje o que as empresas procuram são profissionais que saibam se comunicar e expandir seus conhecimentos. Quem nunca ouviu as expressões "vender o seu trabalho" e "vender o seu peixe" nas empresas?

As novas ferramentas da internet são um aproximador, ao contrário do que se achava no passado que iria apenas individualizar as pessoas cada vez mais, criando grandes abismos e abolindo o contato social.

Com tudo isso, a relação entre professor e aluno se estreita, seguindo essa nova tendência dos meios sociais. É possível visitar o perfil de alguns professores (@profvalente de Logística e @jeffersonmola de Gestão Estratégica) e se aprimorar em matérias através de blogs, como o novainter.net também da matéria de Logística.

Para se aprofundar nesses assuntos, sugiro dois materias nessa semana: a revista Veja, com a matéria de capa "Falar e escever bem: rumo à vitória" e o vídeo abaixo "Educação e Second Life".



E finalizo o post dessa semana com um ditado vulgo e popular, mas que representa tudo o que foi dito:

"Quem tem boca, vai à Roma"

Até mais!!

Post publicado por Ricardo Benevenuto

O Início

Onde Aconteceu: Faculdade Anhembi Morumbi, campus da Paulista, curso de Marketing, 2º semestre, aula de Logística Integrada


A Proposta: o professor de Logística Carlos Valente pediu a todos que criasse um blog para que cada aula fosse comentada


Como Aconteceu: coincidentemente uma aluna veterana sentou ao lado de um novato e surgiu o impulso do convite para a formação da dupla, que logo após teve a adição de mais um integrante


O Desafio: (passar de semestre! rs) criar um blog com conteúdo que não seja chato, nem nerd, com originalidade e diversão.


Será que vamos conseguir??